segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dicas para conviver bem em equipe

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

O primeiro passo para conviver bem em equipe é não adotar comportamentos arrogantes ou artificiais. Ser genuinamente amistoso com os demais é a grande sacada. Afinal, a maior causa de aborrecimentos do ser humano é outro ser humano, não é verdade? Muito embora também a maior causa de alívio desses aborrecimentos seja outro ser humano, também.

Eu e o outro
Podemos afirmar que muitas situações que vivenciamos diariamente, agradáveis ou não, são fruto de nosso próprio comportamento com relação ao próximo. Da nossa pré-disposição para as relações.

Equilibrando emoções
Podemos dizer ainda que para convivermos emocionalmente bem precisamos estar equilibrados e devemos aperfeiçoar nossa capacidade de troca com nossos semelhantes, através da adoção de uma postura mais afetuosa. Afeto! Pois é, tenho falado muito sobre isto nos últimos tempos. Precisamos agir de forma desinteressada e trocar carinho genuíno.

Lidando bem com frustrações
Muitos estudiosos afirmam que nossas frustrações, mágoas e irritabilidade são proporcionais àquilo que esperamos dos outros; quanto mais esperamos, mais sofremos. É por isso que muitas pessoas se encontram “em maus lençóis”, simplesmente por fazer as coisas sempre esperando retribuição. Então não devemos esperar nada de ninguém? Não, não devemos, pois quanto mais esperamos mais corremos o risco de nos frustrarmos.

A troca efetiva
Bom mesmo é fazer tudo aquilo que devemos fazer de coração, sem esperar nada em troca. Logo experimentamos o imenso prazer em fazer as coisas por uma questão de consciência. Assim, quando algum reconhecimento vier de seu semelhante será um momento muito agradável, e se nada vier será normal.

O importante é praticar a consideração e o respeito pelo próximo. Além de conviver bem com os demais, você terá amigos verdadeiros.


Gostou? Indique para um amigo.
Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. Olá amiga Débora!
    Trabalhar em equipe nem sempre é fácil. E estas ótimas dicas que postaste são fundamentais para a realização de um bom trabalho em grupo.
    Parabéns pelo post!
    Abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  2. DÉBORA,PARABÉNS!
    SUAS DICAS SÃO ÓTOMAS, PORÉM ACREDITO QUE AS COISAS SE TORNEM UM POUCO DIFERENTE, QUANDO SE ESTÁ EM UM CARGO DE LIDERANÇA.
    SINTO ISSO NA PELE DIARIAMENTE, APESAR DE TENTAR LEVAR AS COISAS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, ALGUNS SUBORDINADOS,NOS TIRAM DO SÉRIO.
    EXISTE ALGUMA TÉCNICA PARA LIDAR COM A FALTA DE COMPROMETIMENTO DESTE TIPO DE FUNCIONÁRIO?
    FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!

    ResponderExcluir