Impressões profissionais
por Débora Martins
Falo, escrevo, filmo... Enfim, tudo que se refere a qualidade no atendimento é o meu trabalho. Obviamente tenho certeza de que o atendimento determina a qualidade e a continuidade de nossas relações com os clientes. Até porque é por meio do atendimento que temos a oportunidade de mostrar aos nossos clientes que tipo de empresa somos e, como se darão nossas relações comerciais.
Já escrevi vários textos sobre este tema, inclusive contando como algumas empresas negligenciam sua área de atendimento. É fato que muitos gestores pensam que dispor de linhas telefônicas, algum sistema e contratar “meninas” (ipsis litteris), assim resolvem o problema. Mas não é bem isso.
Quem atende precisa ter empatia, saber cognitivamente qual a importância do cliente para empresa. Além é claro de receber capacitação e reciclagem sobre técnicas, normas, procedimentos.
Pois é, não dá para qualquer “menina” atender um cliente de bate-pronto, não é verdade?
Rapidamente podemos dizer que, sobretudo é preciso ter boa disposição para se relacionar, conseguir manter o foco, agir de forma profissional, possuir repertório (mínimo) organizacional, aprender a falar (direito) e a persuadir o cliente.
Bem, é sobre isto e muito mais que falaremos dia 20/4 - 9h às 10h30 na palestra “Como Atender Bem”. Espero por você!
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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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Bom Dia, Débora
ResponderExcluirSou telefonista, portanto cumpro as regras básicas no atendimento, pronunciando nome da empresa, meu nome e um bom dia ou boa tarde. Tenho observado que este atendimento não tem me identificado como a telefonista, pois ao atender, as pessoas logo perguntam se estão falando por exemplo: no Depto de Vendas, Portaria, Contas à Pagar, Secretária Executiva...etc.
Como posso fazer para me identificar sem tornar o atendimento extenso?
Muito obrigada pela atenção,
Um abraço,
Zenilda Vieira