por Débora Martins
“A maior expressão de empatia é sermos compreensivos com alguém de quem não gostamos.”
- Mark W. BakerO americano ai de cima escreveu o livro “Jesus, o Maior Psicólogo que já Existiu”. Formado em Psicologia e em Teologia, seus escritos abordam questões relacionadas às emoções, bem como a forma com que as pessoas convivem na atualidade.
Gosto dos seus livros, mas o que mais me chama a atenção é a forma simples de explicar o que é ser empático - “Ser empático é ser compreensivo”.
Mas será que existem empresas compreensivas?
Empresas são constituídas por pessoas, logo se estas estão disponíveis a conviver de forma harmoniosa, sim, é possível.
Quando conduzimos nosso atendimento de forma aberta, desinteressada e com foco no cliente, esta convivência torna-se muito mais satisfatória.
Mas na prática, o que é atender com empatia?
“Atender bem” é uma arte.
Quem atende precisa estar inteiramente entregue ao atendimento. É preciso estar preparado e ter boa disposição para se relacionar de forma profissional. Possuir repertório (mínimo) organizacional, aprender como funciona a estrutura da comunicação. E, os melhores métodos para persuadir o cliente. Sobretudo, saber cognitivamente qual a importância do cliente para a empresa. E, por meio de técnicas, se posicionar criando uma atmosfera positiva em qualquer situação.
Juntando tudo, podemos dizer que “atender com empatia” é algo que se aprende.
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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/
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