sábado, 25 de junho de 2011

A busca pelo ambiente perfeito



Impressões profissionais
por Débora Martins

Entrevista Rede Vida TV

Antes de qualquer colocação a grande pergunta é: Como fazer para desenvolver e manter um bom ambiente de trabalho?

Pois é, quando pensamos em ambiente de trabalho logo associamos a imagem de um escritório, ou seja, um ambiente confinado e carregado de estresse. Do tipo filme americano, sabe? Pessoas com roupas na cor cinza e sempre demonstrando cansaço e desconforto.

Mas, é preciso ter consciência da importância de conviver em harmonia em qualquer ambiente. Algumas pessoas, por exemplo, já se acostumaram a viver em ambientes pesados, carregados de energias negativas, onde um incomoda o outro o tempo todo, mas ninguém tem coragem de ser franco e de decidir aparar arestas.

Geralmente as pessoas vivem em conflito, mas falta coragem para por fim ao mesmo e mudar a situação. É chegar um dia no ambiente de trabalho e dizer: Pessoal a gente vai ter que se entender!

A boa notícia é que nos últimos anos muitas empresas, por meio de ações e programas motivacionais vêm investindo na criação de bons ambientes.
Algumas empresas criam salas de descompressão, gibiteca, salão de beleza, horta, sala de massagem e até sala do grito (com paredes anti-ruído).
Os colaboradores recebem bem estas idéias e se sentem satisfeitos.

Entretanto, cada colaborador pode fazer sua parte sem esperar que tais “mimos” aconteçam. Podem, por exemplo, trabalhar o seu próprio humor.
Cada indivíduo deve ter consciência de que seu estado de espírito influencia sim todas as pessoas que estão a sua volta. Gestos de gentileza e um vocabulário mais doce podem tornar tudo mais leve e prazeroso.

Já visitei empresas onde as pessoas usavam a expressão “roubou” o tempo todo: “Quem roubou minha caneta? gritava para seus colegas.
Cada “acusado” reagia de uma forma. Alguns ignoravam e outros se ofendiam.
O interessante é que cinco minutos depois a mesma pessoa que acusou os colegas encontrou a caneta caída no chão ao lado de sua mesa.Você acha que ela pediu desculpa? Enfim...

Criar um bom ambiente é, antes de tudo, uma opção individual. Basta querer.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário