quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vida, amigos e opiniões divergentes

Impressões profissionais e pessoais
por Débora Martins

Eu disse - Você pode viver melhor, agora!
“Que quer dizer com isso?”, perguntou meu aluno, funcionário público da Escola Paulista de Medicina.

Ele foi agressivo. Poderíamos vociferar e começar ali mesmo uma discussão sobre valores e escolhas, mas fizemos exatamente o contrário.
Então expressei o que tinha em mente – A fisionomia deste aluno se iluminou. E por alguns instantes parou de duvidar e passou a escutar com atenção.

Por horas me permitiu falar sobre como vivo e faço as coisas de forma apaixonada. Expliquei sobre alguns métodos que utilizo para viver com mais coragem, agir com atitude e desvincular-me da negatividade. Enfim, viver em harmonia, viver em paz.

Não havia necessidade de provar nada, ali era um momento único de troca. Ele me escutava com todas as partes do corpo. Balançava a cabeça, movimentava os braços, movia os músculos da face, vez enquanto sorria e, dava pequenos passos em minha direção.

Eu, verborrágica, também parei para ouvi-lo atentamente.
Admirei-me. Pensava enquanto ouvia - Que pessoa rica, que ser humano interessante, que potencial!

Então, depois desse dia nos tornamos grandes amigos. Amigos mesmo, daqueles do tipo sanguíneo. Amizade sincera, aquela companhia agradável, que você respeita, escuta, aprende, troca e evolui junto.

Pois é, depois de algum tempo percebemos que passamos a maior parte de nossas vidas vivendo em função das outras pessoas. Querendo agradar, querendo provar que somos melhores, querendo ser quem não somos e assim não viemos.

Mas quando nos permitimos conhecer as opiniões dos outros, mesmo discordando é possível interagirmos com mais leveza, inclusive, aprendendo a respeitar seus próprios limites.

¶ Somos pessoas estranhas. Passamos a vida a fazer coisas que detestamos com o objetivo de ganharmos dinheiro para comprarmos coisas de que não necessitamos e, assim, impressionarmos pessoas que não nos agradam.
- (não lembro o nome do autor)

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário