segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Capacitação e Responsabilidade Social

Semana passada recebi um e-mail com a seguinte pergunta: Empresas ou instituições - a cargo de quem fica a responsabilidade pelo desenvolvimento dos colaboradores?
Atualmente existe uma enorme preocupação em encontrar colaboradores capacitados para atuar no mercado de trabalho. Muitas pessoas buscam compreender os papéis e responsabilidades de cada um. Sem discutir aspectos sociais, econômicos e políticos, a questão é que os indivíduos precisam aprender a expandir sua capacidade pessoal e a criar os resultados (reais) que as organizações desejam. O indivíduo, independentemente de qualquer “projeto social”, deve ter interesse em seu próprio desenvolvimento como ser humano e ser social.
Acredito que sem aprendizagem individual não há aprendizagem organizacional. As organizações devem assumir papel de aliadas, proporcionando um ambiente propício ao crescimento. Os colaboradores, por sua vez, devem estar interessados na proposta. Já às instituições cabe colaborar de forma construtiva. Com organizações dispostas a ensinar e colaboradores dispostos a aprender todos ganham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário