quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Dinheiro ainda motiva?

por Débora Martins

Por mais simplista que possa ser este argumento, o ambiente em que as pessoas estão inseridas é determinado diretamente pelo grau de motivação. As pessoas de uma empresa devem ter motivos para se levantar todos os dias e se deslocar até seu local de trabalho.
Para que uma pessoa passe um tempo saudável de sua vida em uma empresa é necessário investimento.
As empresas devem, de certa forma, criar um clima, o qual lhes permita obter das pessoas sua potencialidade nos campos da saúde espiritual, social, psíquica e biológica, utilizando-a a seu serviço.
Quanto maior for o número de motivos que as pessoas tiverem para ação, maior será o conjunto de capacitações transformadas em prática.

Todos só têm a ganhar, uma vez que não existe empresa que não possa motivar.
Qualquer empresa pode ter consistente e lucrativo papel na construção de motivos que levam pessoas a aumentar o padrão e a quantidade de suas ações.
O fundamental é criar-se um clima empresarial em que as pessoas encontrem respeito, valorização e motivação.
Perceba, o que era anteriormente um instrumento da área de recursos humanos passa a integrar cada vez mais a estratégia superior das empresas.
Em uma de minhas palestras, solicitei aos participantes que escrevessem num pedaço de papel três itens que contribuem para motivação na empresa. Veja:

1º Reconhecimento
2º Respeito
3º Remuneração

Diante dessas respostas podemos perceber quanto é importante o relacionamento interpessoal dentro das empresas.
Reconhecimento e respeito são elementos fundamentais, e remuneração é conseqüência de um trabalho bem feito.
Uma pessoa motivada tem brilho nos olhos, tem vontade de participar e interage, desenvolvendo suas tarefas com afinco.
Trata-se de um conjunto de reações que ocorrem metabolicamente, e tais reações, como entusiasmo e emoção, não são algo que somente uma boa remuneração possa provocar.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Um comentário:

  1. Trabalhei 5 anos numa empresa em que nos últimos 2, minha única motivação era o salário. O clima ruim, competição insalubre, enfim. E como sou Designer, isso acabou com minha criatividade. Se sua única motivação for o dinheiro, sinto muito, mas logo logo irá mudar de emprego. Parabéns por mais um ótimo artigo, Débora!
    Beijo

    ResponderExcluir