quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Cresça e Apareça

por Débora Martins

É fácil ficar reclamando, mal humorado, e desse modo afastar pessoas e oportunidades que a vida oferece.


Você sempre se esforça para fazer tudo com afinco, dedicando-se sem hesitar?
Talvez sua resposta seja positiva, mas será que é o bastante?
Afinal, por mais que se tenha desdobrado seus superiores nem percebem mesmo... E seus colegas de trabalho então, colocam-se a reclamar continuamente, sem pausas para café, almoço ou happy hour. É lamentação que não acaba mais. Sofre-se por tudo e por todos. Mesmo quando algum colega sai da empresa, pra buscar oportunidade melhor, os burburinhos acerca de sua decisão são sempre negativos.
Os dias, as semanas, os meses e os anos passam, e você sempre na mesma. É provável que já tenha tido: gastrite por não se alimentar bem; pneumonia devido ao ar-condicionado; tendinite por falta de ergonomia; recentemente uma alergia sem causa definida.

Em toda minha carreira conheci pessoas fascinantes que, no entanto, desperdiçavam seu brilho próprio com comportamentos inadequados. Como conseqüência eram lembrados como simples colaboradores insatisfeitos.
Não é à toa que empresas descartam talentos aos montes, se por um lado não valorizam seus colaboradores por outro os próprios colaboradores não o fazem.
Ódio, descrença e perda da auto-estima. Este é o saldo que fica quando termina uma relação profissional repleta de insatisfações.

Não está na hora de mudar?
Você deve progredir! Pense em sua capacidade. Somente a partir do momento em que você perceber os benefícios de se tornar uma pessoa mais positiva produzirá mais e melhor. Quando nos desvinculamos de comportamentos negativos conseguimos evoluir. Ou seja, se possuímos uma visão clara dos comportamentos que nos afetam negativamente teremos a possibilidade de evitá-los, e aos poucos excluí-los de nossas vidas.

Obter feedback verdadeiro, digo, de pessoas corajosas o suficiente para não ter medo de falar a verdade, é um passo decisivo, uma ótima oportunidade de mudança. Hoje o colaborador não é apenas mão-de-obra para as empresas, ele é o portador de crenças, valores e cultura.

Deixe de reclamar, invista em você, abandone os grupinhos e trabalhe com afinco. Depois de romper com tais paradigmas você estará pronto para crescer e, por seu profissionalismo e conduta, aparecer será conseqüência. Pense positivo!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Um comentário:

  1. Você tem razão, temos que trabalhar com afinco e em silêncio mesmo quando parece que ninguém está vendo, quando menos se espera temos a recompensa.
    O trabalho feito com competência sempre se destaca.

    ResponderExcluir