domingo, 3 de setembro de 2006

Produtividade x Orkut, MSN e Outros Bichos

por Débora Martins

A Karina e o Rogério se conhecerem no MSN. Durante o horário de trabalho, no monitor de cada um podia-se visualizar, no cantinho direito da tela, um tímido popup levantando, depois abaixando, depois levantando novamente, depois abaixando. Era uma delícia. Os dois estavam em total sintonia. Demorou pouco tempo para que decidissem se conhecer pessoalmente. Daí, a coisa ficou melhor ainda. A Karina digitava tão rápido que se podiam ouvir os toques do teclado lá no hall do elevador. Seu chefe estava muito feliz, afinal a menina ficava até mais tarde naquela digitação eufórica. O Rogério então, nem se fala! O rapaz não levantava da cadeira nem para fazer as necessidades fisiológicas.
Passado mais algum tempo, seus computadores começaram a se desligar sozinhos. A faxineira disse que era macumba para atrapalhar o namoro dos dois. A amiga de Karina disse que era mau contato na rede. O chefe do Rogério disse que era vírus mesmo. Mas a coisa continuou por mais dois meses.

Conclusão: Hoje os dois estão desempregados, e o pior é que ambos ficaram com um tremendo ponto de interrogação na cabeça. O chefe da Karina disse que ela não entregou nenhum relatório no período. O Rogério, por sua vez, fez a pior apresentação de sua vida para os investidores da empresa, pois noventa por cento do texto apresentava erros gravíssimos de ortografia. O chefe dele nem quis comentar o assunto. Mas até agora eles juram que não faziam nada demais.
Karina e Rogério são personagens que acabei de criar, mas talvez algo parecido tenha acontecido ou esteja acontecendo em sua empresa agora.

Acredito não haver nada demais em pessoas se conhecerem e se comunicarem no horário de trabalho. O uso de ferramentas como MSN é extremamente eficiente. Já fui universitária e me lembro muito bem de como era útil.
O Orkut então, nem se fala, lá encontrei caros amigos com quem tinha perdido contato. Meu coração se encheu de alegria ao reencontrá-los, mesmo que virtualmente.

Enfim, o problema está na falta de uso consciente.
Já é comprovado que, assim como uma droga, a utilização destas “formas de entretenimentos tecnológicos” também vicia.
Realizei uma rápida busca na Internet, entenda-se Google, e descobri algo em torno de duzentos e vinte fóruns que debatem o assunto. Neles havia mensagens desesperadas de socorro. Pessoas pedindo “Pelo Amor de Deus” alguma dica para conseguir acessar tais programas.

Vivemos um momento em que a competição é fator determinante de sobrevivência nas empresas. Os colaboradores devem ser, no mínimo, produtivos para se manterem ou serem atraentes dentro do mercado de trabalho. O uso indiscriminado destes recursos para o lazer influencia diretamente a produtividade, a qualidade de atendimento e a credibilidade de uma empresa.

Dicas importantes:

Gestão e Recursos Humanos
*Se você tem este problema em sua empresa converse com seus colaboradores e tente chegar a um acordo.
*Você também pode ver neste recurso um benefício, e combinar horários de acesso (exemplo, após o almoço).
*Caso já tenham extrapolado e o bloqueio for inevitável, esclareça o porquê da decisão.

TI – Área de Tecnologia
Converse com o Administrador de Redes de sua empresa, ele saberá como filtrar conteúdos indesejados.

Colaborador
Crie um clima harmonioso em seu ambiente de trabalho. Trabalhe com afinco, amor e compromisso. Sempre vale a pena.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário