por Débora Martins
É importante manter expectativas realistas quanto aos resultados de sua equipe.
O fato de se cumprir o horário e se baterem as metas não significa exatamente que todos estejam motivados.
Embora não haja um ar de descontentamento o bom é prevenir.
Melhor ainda é acumular energias positivas para tornar o ambiente agradável.
Criatividade é o que não falta. Quantas campanhas de incentivo você já criou só nessa semana? Se a resposta foi nenhuma não tem problema, isso não significa que você não seja criativo. Apenas não teve tempo de pensar no assunto.
Investigue, faça perguntas, procure saber o que pode ser melhorado em seu departamento. Estude, leia mais, navegue pela internet, conheça a psicologia das cores ou simplesmente faça um bolo.
Mas cuidado! Motivar não é presentear.
O ato de motivar envolve fatores psicológicos, fisiológicos e afetivos que determinam certo tipo de conduta, ou seja, uma resposta positiva à situação exposta. Motivar é despertar interesse e fazer desencadear no grupo uma sensação de inclusão, comprometimento e mérito.
Mas como começar? Há varias maneiras de fazer com que suas campanhas de motivação sejam um sucesso. Quando conversar com sua equipe preste atenção aos sinais. O corpo fala, e muitas vezes aí está a chave para sua próxima campanha.
Com as informações coletadas e as observações que você realizou fica mais fácil saber o que pode agradar, qual o tipo de premiação adequada ao grupo e como conduzir sua campanha.
Particularmente, gosto de campanhas mensais do tipo que faz um trocadilho ou criam-se metáforas com o nome do mês em questão.
Por exemplo, você pode criar um Slogan: “Agora se ‘abril’ uma oportunidade de você aumentar os seus ganhos” ou “Abril! Agora feche com chave de ouro”.
Campanhas assim estimulam a equipe a adquirir uma visão temporal de suas metas. Elas também nos ajudam a recordar com maior facilidade quais foram os meses de melhor desempenho.
Seja como for sua próxima campanha, o importante é saber que motivar compensa, e que tudo começa no planejamento.
Defina quais serão as regras do jogo. A clareza nas informações fará toda a diferença antes de ser dada a partida.
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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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