sábado, 5 de janeiro de 2008

E se, de repente, você tivesse que dar a volta ao mundo?

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Todas as vezes que faço esta pergunta durante um dos meus cursos, em que monitoro as respostas, sempre me surpreendem.
O que conta são as primeiras reações, pois é quando eclode uma colocação puramente emocional.
É muito interessante. Há pessoas que instantaneamente começam a fazer as tais "listas dos desejos" do free shop mundial; algumas pensam em roupas e bagagens para enfrentar as diferentes condições do tempo e lugares; já outras se preocupam em aprimorar a qualidade de seu inglês. Até parece tudo um tanto egoísta.

Mas é ainda mais interessante o que acontece num segundo momento, quando as percepções deixam de ser individuais e passam a absorver o coletivo. Daí, o discurso muda, e fica mais ou menos assim:

"Preciso fazer uma lista do que meus parentes e amigos desejam que eu traga de cada lugar que irei visitar".

"Pelo menos na Itália e nos Estados Unidos saberei que roupas usar, pois tenho amigos que moram nestes lugares".

"Vou tomar aulas particulares de inglês com meu amigo gringo".

À medida que a atividade avança, os participantes incluem outras pessoas, recordam algumas experiências passadas, criam roteiros, organizam-se, e daí surgem idéias surpreendentemente criativas.
É muito curioso, pois quando menos se espera você está diante de um ousado e bem estruturado projeto de viagem. É simplesmente fascinante!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário