quinta-feira, 22 de abril de 2010

Não tenho amigos no trabalho

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Você se preocupa com a qualidade de suas relações no trabalho?
A Regiane de Belo Horizonte nos escreveu dizendo estar cansada de tentar ser amiga das pessoas e não receber de volta a mesma amizade e consideração. “Parece que ninguém mais quer ser amigo no trabalho.”, desabafa Regiane.

Pois é Regiane, isto é uma grande verdade. Atualmente, muitas pessoas estão interessadas apenas em bater um “papinho de aranha” de forma improdutiva, sem muito comprometimento, sem criar vínculos ou intimidade. Trabalho, competição, carreira, enfim...
Se você é de outra geração, com certeza sente falta das amizades verdadeiras que fazia no ambiente corporativo. Aqueles amigos que entravam para família, batizavam nossos filhos e ambos freqüentavam as casas uns dos outros nos finais de semana.
Pois é, se nos aprofundássemos neste assunto teríamos muito para discutir sobre o que mudou no comportamento humano nas últimas duas décadas.
Minha dica é para que não faça amigos e sim colegas – Colegas são pessoas companheiras na mesma profissão ou função, com quem você possa trocar informações de forma simpática, não necessariamente ligada por uma afeição ou afinidade como no caso de uma amizade verdadeira.
Cultive as amizades que tem e procure conviver bem no trabalho.
Ah! E não dê mais do que recebe.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. Adorei o artigo Dé. Como sempre perfeito!
    Acho que existem diferenças culturais nas empresas, não podemos generelizar... mas até que ponto a nossa amiga está se esforçando para se aproximar de seus colegas de trabalho??? Acho que, na maioria das vezes, nossa energia, nosso positivismo é que desperta e aproxima as pessoas de nós.
    Eu posso dizer que tenho muita sorte pois tenho muitos amigos, inclusive de empresas que eu trabalhei anos atrás e que estão comigo até hoje. Além disso, hoje eu moro com colegas de trabalho e posso dizer que eles são a família que eu escolhi.

    Adoro sempre!!!

    Beijocas, Si.

    ResponderExcluir
  2. Seja no trabalho ou em qualquer outra parte, amigo não adianta a gente quere, tem de acontecer. Colega, aí é outra conversa.

    ResponderExcluir