quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quais são seus planos para o futuro?

Impressões profissionais
por Débora Martins

Sempre procuro aproveitar as ferramentas disponíveis por nossa consultoria para realizar algum tipo de pesquisa. Os dados são coletados pela internet ou em eventos abertos que participo. Os resultados, na maioria das vezes, são apenas para estudo. Obvio que posteriormente se torna material para “vender melhor” novas idéias para meus clientes.
Esta última pesquisa que realizamos teve boa adesão ( + ou - 2.500 questionários) e dados muito relevantes. Participaram da pesquisa homens e mulheres com faixa etária ente 25 e 35 anos, 80% com formação acadêmica e 90% inseridos no mercado de trabalho.
Dificilmente divulgamos dados de nossas pesquisas, como disse, é material interno. Entretanto, quero dividir com você algumas frases que me chocaram.
Quando fizemos a seguinte pergunta aos entrevistados: Quais são seus planos para o futuro? - surgiram respostas como estas abaixo:

“Nem penso nisso.”

“Vou trabalhar aqui até quando eles me mandarem embora, depois vivo da rescisão.”

“...quando meu pai morrer vou ficar com a casa.”

“Quando minha mãe morrer vou ficar com a pensão (...) é só não me casar.”

Um entrevistado cantou: “E deixa a vida me levar (vida leva eu)”

Pasmou? Pois é, não podemos negar como é preocupante observar a falta de rumo destas pessoas. É difícil ajudá-las ou orientá-las como propósitos tão “bem definidos”. Enfim, em outro artigo explico melhor minhas conclusões sobre as frases acima. Entretanto, estes dados servem para refletirmos sobre nossas escolhas e a importância das pessoas que amamos.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário