sábado, 26 de agosto de 2006

Comunicação é poder!

por Débora Martins

É fato - a pessoa que demonstra profissionalismo, conhecimento sobre o assunto, experiência e credibilidade desenvolve autoridade em seu ambiente profissional. Equipes altamente produtivas conseguem obter bons resultados porque se comunicam.
Quando a comunicação é eficaz, melhora a satisfação e o desempenho dos funcionários, eles compreendem suas tarefas e funções, sentem-se motivados e envolvidos no ambiente profissional.
O funcionário informado comete menos erros, além de evitar mal-entendidos, fofocas e burburinhos originados na chamada “radio peão”.
Entretanto, trabalhar a comunicação dentro da equipe exige um pouco mais do que o simples fluxo de informação.
A postura dos colegas de trabalho conta muito na questão da comunicação, pois de nada adianta trabalharmos no esclarecimento dos processos se os funcionários conversam e se comportam como gladiadores.
Gentilezas e empatia são muito bem vindas no processo comunicativo.
A postura do líder também conta para que haja credibilidade, pois a comunicação mantém um vínculo afetivo entre o líder e sua equipe.
Como disse um renomado psicólogo norte-americano: “A comunicação é um caminho de duas vias, é a transferência de informações de uma pessoa para outra e ela se processa através da compreensão desta informação, por parte de quem a recebe. É vista também como mecanismo de transmissão de idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores”.
Para que ocorra a comunicação é necessário que haja presença do emissor e do receptor. Em uma empresa podem ser enviados vários memorandos e boletins informativos. Se a transmissão da mensagem for falha e algum deles não for recebido, lido e compreendido, a comunicação não se terá completado.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. A comunicação perfeita é tudo na vida , pois quem t~em bom conhecimento geral e boa comunicação , têm o poder.Excelente artigo, parabéns, Débora.

    ResponderExcluir
  2. Débora, olá.

    Quando venho aqui, sempre parabenizo-a pelos ótimos textos. Instrutivos e fundamentais à vida, principalmente profissional.

    Sobre a comunicação, existem pessoas com ótima voz, aparência, mas que não consegue estabelecer uma empatia com o público, o receptor. Mas o bom é que existem cursos, treinamentos, pra aprimorarmos nossa capacidade de comunicação.

    Abraço,

    Lena

    ResponderExcluir