quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Agressivos, ofensivos e carentes, muito carentes...

Impressões Profissionais

por Débora Martins

A agressividade é uma qualidade natural, humana ou animal, cuja função é a própria defesa diante de perigos enfrentados e ataques recebidos. É, deveria ser assim, mas a violência nos relacionamentos humanos e a agressividade desequilibrada, fora das situações de perigo, vêm acontecendo dentro das empresas. De repente, por nada (nada mesmo), alguém explode e despeja no outro toda sua ira. Pois bem, aí está formada a discórdia. Como se pode trabalhar num ambiente assim?
Trazer à tona sentimentos interiores de frustração, carência, e incapacidade de amar pode desencadear comportamentos completamente destrutivos para o ambiente organizacional.
Tem gente que acha normal, afinal é só pedir desculpas depois.
Opa! Acho que não é bem assim. Como fica o agredido?
Segundo Flávio Gikovate, psiquiatra, agressividade sutil dirigida contra pessoas que nada fizeram - a não ser existir e ser como são - é a marca registrada da inveja. O indivíduo que age assim precisa de tratamento.
A violência e a agressividade desequilibrada geram um ambiente doentio. Geram medo, tensão, estresse, tristezas, ressentimentos, mágoas, culpas, inseguranças. Proteja-se! Informe-se e não seja vítima de pessoas com tal comportamento. Acredito que há muito para se pensar sobre isto, não? Mas, principalmente, não se deixe intimidar, afinal são pessoas carentes, mais destrutivas.

------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Um comentário:

  1. Está mais do que provado e comprovado que o ser humano com frequência tem comportamento agressivo e hostil.Isto vem de muito tempo... O homem como um ser racional, capaz de exercer a justiça e o bom senso, pode evitar qualquer conflito . Sabemos que espíritos desarmados sempre chegam a melhores resultados. O problema é que, como dizem por aí o , "o homem é um animal racional, mas não é, necessariamente, um animal razoável .
    Eninha.
    Parabéns pelo teu blog e obrigada pela visita

    ResponderExcluir