domingo, 24 de agosto de 2008

Sanguessugas (no mundo corporativo)

Impressões Profissionais

por Débora Martins

Tadinho do bichinho... Parece uma lesma nojenta. Mas tem lá sua importância, afinal, desde os tempos antigos até os dias de hoje contribuem para a medicina alternativa.
Mas hoje vamos falar de outro tipo de sanguessuga, os corporativos.
Quando escolhi trabalhar na área de Recursos Humanos foi por causa das pessoas. Pessoas feridas, cortadas, estraçalhadas e com verdadeiras hemorragias internas, afinal todo mundo pode tirar um pedacinho. É para estas pessoas que falo a verdade, e ajudo-as a encontrar um novo ânimo para conviver em equipe e melhorar suas relações de trabalho.
A questão é que tem muita gente folgada por aí. Pronto! Falei mesmo, vocês sabem que sou direta.
Não pense numa estrutura hierárquica. Não estou falando do seu superior, mas de qualquer tipo de indivíduo que trabalhe com você. Às vezes o cara quer que você faça o trabalho dele, quer exercer poder sobre você ou te menosprezar na frente de outros. Sem problemas, afinal ele sempre pede desculpas (bem baixinho). Fuja dele!
Muitas vezes a pessoa não se dá conta de que está sendo manipulada em diversas situações, muito menos de que tem suas energias sugadas. Sanguessugas existem por toda parte, mas cabe a nós ter a clareza de nosso potencial e não nos fazermos de vítima. Então, ao primeiro sinal, reaja!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

Um comentário:

  1. Esse é um tema bem interessante e cabe muita discussão. Creio que o se profissional for competente o bastante saberá lidar com esse tipo de situação e não sofrerá maiores problemas.

    Abraços

    ResponderExcluir