terça-feira, 5 de agosto de 2008

"Sapateiro, não vás além da tua chinela".

Apeles (século IV-século III a.C.), o famoso pintor grego que retratou Alexandre, o Grande, costumava expor suas pinturas em praça pública, escondendo-se atrás dos quadros para ouvir a opinião dos que por ali passavam. Concordando com as críticas, retirava suas obras, refazia-as e voltava a exibi-las para novos comentários. Certa vez um sapateiro notou um defeito na chinela de uma figura principal. Apeles corrigiu seu quadro. No dia seguinte, vendo que havia sido atendido, o mesmo sapateiro atreveu-se a criticar também a perna da figura. Apeles saiu de trás do quadro e pronunciou a frase memorável, dando conta de que há limites para a crítica.

"Sapateiro, não vás além da tua chinela".

Esse provérbio nos lembra de que todos deveríamos ter consciência de nossos próprios limites. Até onde devemos criticar e se realmente sabemos impor limites às pessoas. Sem limites elas fazem o que querem de nós, inclusive causando nossa destruição.

Um comentário:

  1. Sem dúvida nenhuma, Débora.
    Temos de saber impor respeito e a melhor forma para isso é respeitar os outros, não passando dos limites também.

    E para aqueles q insistem em desrespeitar isso só nos resta a alternativa de educadamente usar uma frase do nível de Apeles.

    Beijo!

    ResponderExcluir