quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O poder do elogio

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Pode parecer bobagem, mas o elogio tem um poder beneficamente transformador.
Mesmo para quem tem relutância em aceitá-lo, seja por medo ou desconfiança (da fonte é claro), ele sempre causa algum tipo de impacto positivo.

Agora, há pessoas que estão tão desacostumadas de receber elogios que se pegam a gastar horas tentando decifrar o que foi aquilo. Muitas vezes se perguntam: “Qual é a piada?”, “Onde estão as câmeras?” ou ainda “O que eu fiz de errado?

Tô brincando não. São anos de experiência observando o comportamento de indivíduos que, infelizmente, reagem assim.
Portanto, não perca uma oportunidade de elogiar. Mas, quando elogiar? Agora (mas antes termine de ler, por favor... Ahahah)!

Elogie diariamente. Sempre que observar uma atitude que esteja em conformidade com o que você espera de sua equipe, não perca tempo. Elogie!
Procure não elogiar a pessoa, mas suas habilidades na execução de determinados trabalhos.
Veja, você poderá elogiar a caligrafia, a dicção, a organização do posto de trabalho, o cumprimento da meta, o esforço diário, etc.

Experimente! Todos de sua equipe saberão que você os observa carinhosamente, assim sempre estarão em busca de aperfeiçoamento. Afinal, elogio também vicia.
Experimente elogiar e ganhe sua equipe. Mas só vale se o elogio for sincero.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

6 comentários:

  1. Débora,

    Mas não é bobagem como no texto é demonstrado depois.
    Afinal trata-se de mudar as energias negativas que estão acumuladas em nós e no ambiente circundante.

    É uma outra forma de estar na vida assim,mais iluminada e sorridente,mais compartilhada e menos competitiva,menos agressiva e mais solidária...estes são as consequências e princípios do Elogio.

    O artigo amiga está muito bem escrito,uma reflexão tranquila de alguém que sabe o que está falando pela sua experiência própria positiva.

    Abraço Débora,
    joao

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora.

    Realmente todos precisam de um incentivo,um elogio decorrente ao bom desempenho motiva o funcionário.
    Só críticas não trazem os resultados esperados.Uma pessoa que só "apanha",acaba se tornando improdutiva e perdendo a motivação.
    O verdadeiro líder sabe fazer isto,não só sabe fazer como divide as conquistas que tem com sua equipe de trabalho,já que o sucesso dele deve-se ao desempenho da equipe que comanda.
    Existem líderes que quando a equipe consegue bater uma meta o mérito é todo dele,quando fracassa a culpa é dos comandados.
    Parabéns pela postagem!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os elogios podem fazer maravilhas. Mas a frase que encerra o texto é essencial. É preciso cuidar para que o elogio seja realmente sincero.

    Abs
    Raquel

    ResponderExcluir
  4. Oi Debora, sou visitante assíduo do seu blog, por isso escolhi seu blog para ser premiado, passa lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Débora!

    O elogio faz a diferença no nosso dia-dia mesmo, com toda certeza. Ainda mais quando percebebmos que há sinceridade da parte de quem o deu.

    Ôh, que bacana!! Mais uma colega jornalista da blogsfera! Vc já me vistou no Café e no DiHiTT, mas acho que hoje é a primeira vez q venho no seu blog. Já li e comentei seus textos no Blogueiro Repórter...hehehe...Vou ler os outros posts tb.

    Demorou, mais vim retribuir a visita...hehehe... :D

    Beijos,

    =]
    --------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Elogio é importante, mas a maioria do chefes tem medo de dar e prefere só falar das coisas erradas, os acertos ficam para depois.
    Ótima colocação a sua.

    ResponderExcluir