terça-feira, 28 de julho de 2009

Trabalhar é bom!

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

A palavra “sacrifício” é geralmente mal compreendida. A maioria das pessoas a associa a algo “ruim”, justamente porque vivemos numa sociedade que valoriza o fácil, que estimula o comportamento preguiçoso. O prestigiado é o “o cara” que se deu bem sem ter que acordar cedo, fazer esforço físico ou tolerar um chefe exigente. Entretanto, essa palavra nasceu da união dos termos “sacro” e “ofício”, ou seja, “trabalho sagrado”.
Trabalhar é muito bom! Afinal, é por meio de nosso trabalho que conseguimos aprender a conviver em sociedade, superar nossas limitações, desenvolver nossos talentos, ampliar nossas habilidades comunicativas e, com sorte, obter reconhecimento de nossos esforços. Esta é a melhor parte, não é?
Mas muitas vezes teremos que sacrificar alguns momentos de lazer em prol desse compromisso. Porém, é importante entender que o ato de trabalhar dá um sentido enorme à vida. Bem, acho que não é preciso concluir com aquele jargão “cabeça vazia...”
É óbvio que trabalhar por trabalhar, estando somente de corpo presente, certamente não nos acrescenta absolutamente nada. É preciso ter humildade para encarar o trabalho como algo sagrado, capaz de nos conduzir a um futuro repleto de possibilidades.

“E se não sabeis trabalhar com amor, mas com desagrado, é melhor deixar o trabalho e sentar-vos à porta do templo a pedir esmola àquele que trabalha com alegria”.
- Khalil Gibran


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

4 comentários:

  1. Olá é um prazer em te conhecer concordo plenamente com vc na parte
    que e fala em trabalhar realmente é ótimo prencher nossa cabeças com um trabalho, mas vc como palestrante precisa dar palestras a empresas brasileiras onde muito Empresário de médio porte não cumpre o que esta em lei que é o caso da PPP o antigo SB-40 cujo quando vc pede algumas mentem descaradamente ou negão trabalhei em condição ensalubre e mentirão
    no caso de uma Empresa suéca pedi
    o mesmo e eles só me faltarão vim entregar em casa colocarão tudo certinho, ja minha esposa pediu na empresa que ela trabalhou por dez anos com produtos quimicos e vai ser preciso entrar na justiça são
    estas coisas que não me comformo mas valeu.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Débora!
    Adoro trabalhar!
    Não consigo visualizar uma vida plena,s/ uma ocupação, s/ ter algo durante o dia p/ fazer.
    Naturalmente q eu não gosto de me matar de trabalhar ( acho horrível!), mas sou do tipo q procura ter uma ocupação sempre.
    Adorei a matéria e a explicação p/ o termo "sacrofício"!
    Um abração da Mary p/ vc!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Concordo com tudo.
    Passei uma fase diferente já, onde era funcionário público e os dias pareciam sempre iguais. Não que isso me fizesse "não trabalhar". Mas senti que precisava de algo mais e decidi me arriscar. Hoje sou pós-graduado em administração. Sou gerente em uma agência de comunicação e estou começando um negócio em sociedade. Isso só aconteceu porque eu senti prazer em trabalhar, em aprender, e tive um enorme desejo de crescer. Obviamente envolve sacrifício, e isso é o mais gostoso... Você se esforçar tanto por algo e depois de todo o esforço ver o resultado.

    ResponderExcluir