quarta-feira, 15 de julho de 2009

Amor e ódio

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Há pessoas que simplesmente odeiam o local onde trabalham. Sinceramente não compreendo o que as fazem ir até lá todos os dias, mas na realidade o mais preocupante é o que essas pessoas efetivamente produzem. Em parte isso explica a má qualidade de muitos produtos e serviços disponíveis no mercado. Mas, voltando à pessoa que odeia seu trabalho... Será que esta tem aversão ao ambiente (paredes, teto, chão, equipamentos e móveis) ou tem raiva dos seus colegas de trabalho?
Digamos que seja um sentimento negativo com relação às pessoas... Hum... Isso faz um mal danado e pode durar anos.
Algumas pessoas desenvolvem uma tendência a criar antipatia e relacionar-se de modo conflituoso, por motivos banais.
É preciso se auto-examinar e mudar esse comportamento rapidamente.
Tem gente que me ama e tem gente que me odeia. Ainda não descobri se a proporção é a mesma, mas uma coisa é certa: isso jamais influenciou na qualidade do meu trabalho. Pense nisso!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

7 comentários:

  1. Débora, a opinião dos outros é importante para que possamos conviver em sociedade, mas nunca poderá ser maior do que pensamos sobre nós mesmos. É preciso trabalhar a auto-estima e a motivação para realizar tudo com paixão e significado.

    Abraço

    Rogerio Martins -
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "o que as fazem ir até lá todos os dias" - simples, contas por pagar, compromissos para cumprir e filhos para sustentar

    Num mundo onde existe tanto desemprego, não é propriamente facil as pessoas mudarem só porque não gostam.

    ResponderExcluir
  3. Débora Martins, você já parou para pensar sobre os chefes e patrões desalmados que existem? Você sabia que tem chefe e patrão que, simplesmente, humilha "seus colaboradores" apenas para mostrar que tem "poder"? A vida corporativa está restrita ao faturamento e à ganância. Na maioria das vezes os produtos têm péssima qualidade porque a empresa quer e não porque os funcionários assim o fazem. Quando a empresa contrata um profissional pra dar um suporte em qualquer área, o local é "todo arrumado" pra causar uma ótima (não apenas boa) impressão. Você sabia disso? A isso se chama "dourar a pílula". Nós vivemos num país onde o capitalismo é selvagem e crudelíssimo, principalmente com seus "colaboradores". Para finalizar: você sabia que a empresa qualifica "seus colaboradores" como despesa e não como investimento?! Repare que ao menor sintoma de crise "as despesas" cortadas sumariamente são "os colabordores". É claro que existem os empregados nefastos. Mas, é como a Helena falou e disse: estamos no Brasil, Débora!!! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ô meu povo!
    Antes de qualquer colocação quero agradecer os comentários.
    Acho que estas observações são muito pertinentes e merecem, inclusive até novos textos.
    Entretanto, o tema principal deste “mini texto” é sobre a postura do colaborador com relação aos colegas (ir trabalhar sempre irado) e que de certa forma pode sim conviver de forma mais leve, mesmo que tenha um chefe maligno ou precise sustentar seus filhos.
    Obrigada!
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu faço parte do atendimento aos clientes de uma grande operadora de telefonia. Na verdade, se fosse parar e avaliar, não iria com a cara nem de 20% dos clientes que liga, se pudesse os conhecer. Nem mesmo o telemarketing é o sonho de profissão para mim. Há certas necessidades imediatas que exigem de você superação...e o que quero dizer com isso?? Que a vontade de satisfazer uma necessidade imediata me faz procurar fazer bem feito aquilo que faço, e todo mundo passa a amar tudo o que se faz bem, pois isto aumenta a auto-estima. Quando não se tem um grande objetivo na vida, até o sexo acaba sendo mal-feito em casa. Tudo é mal-feito. e todos são malfeitores, conspiradores...até ele é mal-feito.

    ResponderExcluir
  6. seja onde for o mau humor sempre atrapalha,principalmente no emprego e um lugar onde devemos nos concentrar afinal dedicamos a maior parte de nossa vida ao trabalho...valeu...fuiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  7. Falou e disse Ebrael. A coisa é dentro da gente,eu diria. E até o pior trabalho pode ser executado, se quem o faz está bem. Como dizem por ai, o sol não é somente um astro, mas um estado de espirito.

    ResponderExcluir