segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jovem aprendiz

Impressões profissionais
por Débora Martins

Adoro trabalhar com crianças e adolescentes. Geralmente mais aprendo do que ensino. A parte mais divertida é quando você os surpreende falando na mesma linguagem que eles, mostrando-se atualizada, surfando na onda deles. Engraçadíssimo...Ficam perplexos e passam a confiar mais em você e em suas palavras.

Lidar com jovens não é tarefa fácil, entretanto as compensações são enormes. Acreditar, investir no desenvolvimento de um jovem aprendiz é com toda certeza uma aposta segura.
Existem jovens desestimulados e com histórias de vida muito tristes, até mais do que conseguimos imaginar. Porém, nada como um pouco de afeto, disciplina e firmeza para trazê-los à realidade das empresas.

Realidade – é disso que os jovens necessitam. Os jovens precisam ser orientados; não dá para adivinhar o que precisa ser feito e tampouco ficar com medo de arriscar. Eles precisam saber que podem agir de modo natural.

Mas eles não sabem se comportar? Pois é, não é de hoje que as empresas assumem também este papel.
É por isso que existem entidades, como o Instituto Via de Acesso, do qual participo como voluntária, que ajudam as empresas a capacitá-los.

Já fui jovem e reconheço que, se não houvesse pessoas e empresas interessadas no meu desenvolvimento, eu não seria a profissional que sou hoje.
O jovem é o mais importante capital futuro que o país possui.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Um comentário:

  1. Debora... vc é DEZ !!! vc é uma pessoa linda...

    Parabens pelo artigo : Jovem Aprendiz... parabéns, por todos os seus artigos...

    Hoje, mais do que nunca, é preciso fazer algo diferenciado, para dar um norteamento aos jovens...

    Há alguns anos, era possível, uma garotinha ou garotinho de 10 ou mais anos, começar a trabalhar em uma empresa...

    Eu vi e convivi com inúmeros garotinhos( office boys ) e garotinhas ( office girls ), que passavam a fazer um trabalho em vários departamentos das empresas e eram obrigados a estudar e a tirar boas notas e passar de ano, para não perder aquela vaga.

    Dali, em breve tempo, eram remanejados para outros departamentos e por fim, acabavam sendo contratados como funcionários e muitos destes fizeram carreiras vitoriosas e estão por aí, hoje em dia, como cidadãos e cidadãs, adultos, pais e mães de família, tocando suas vidas e carreiras, que começou lá
    atráz, com uma OPORTUNIDADE, com a CONFIANÇA, que lhes foi dada, no início de suas vidas profissionais.

    José Viana dos Passos

    ResponderExcluir