sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma Semana Acadêmica de Sucesso

Impressões profissionais
por Débora Martins

Pergunta: “Débora, sou aluna do 1º semestre do curso de administração. Quero saber o que é Semana Acadêmica?” Juliana Ramos de Osasco - SP

Elas podem acontecer em julho, agosto, setembro, outubro... Enfim, seja qual for o mês escolhido pelos alunos, coordenação ou pela própria instituição é sempre uma correria danada. Ufa!
Inclusive, sempre me surpreendo com a criatividade de alguns alunos (comissão organizadora) que demonstram muito profissionalismo na elaboração deste evento tão importante.

Bem, a Semana Acadêmica tem por objetivo propiciar maior integração entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral, sendo caracterizado pela oferta de um conjunto amplo de atividades. A programação pode variar de acordo com a instituição. Entre elas, destacam-se:

- Fóruns: promove debates, geralmente sobre apresentações dos trabalhos inscritos, agrupados por tema e coordenados pelos professores;
- Painéis: apresentação de forma oral e escrita dos trabalhos inscritos na Semana Acadêmica, uma excelente oportunidade de apresentar idéias;
- Minicursos: os inscritos participam de cursos de curta duração sobre temas recentes e interessantes, inclusive, que muitas vezes não são cobertos nas grades curriculares;
- Simpósio: é a apresentação de palestras (é aqui eu que entro) tratando de temas ligados a área de interesse dos estudantes. Deixando espaço aberto para a participação do público presente com perguntas e respostas.

Viu? A Semana Acadêmica não é nenhum bicho de sete cabeças, é apenas um evento pensado e organizado por estudantes para os estudantes. Portanto, desejo que a sua seja um sucesso!


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Um comentário:

  1. Oi, Débora, tudo bem?

    Pelo que eu entendi do texto, a Semana Acadêmica, principalmente com a principal ferramenta que são os debates, além de ser uma excelente atividade na formação de bons administradores, a programação estimula o estudante a compreender etapas super importantes a serem usadas na apresentação de projetos que irão alavancar a empresa. E também aproximam o grupo a formar bons argumentadores, competentes e curiosos.

    Bjsss!!

    ResponderExcluir