quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Motivação x Auto-abandono

Débora Martins palestrando (brincando com a platéia) tema: Motivação na sede da ACM.

Impressões profissionais
por Débora Martins

Um atleta, por exemplo, se conhece a ponto de dizer de bate-pronto: seu peso, suas medidas, cada item que compõe sua dieta alimentar, sua rotina de exercícios, seus prêmios, além de informar acerca das próximas competições que irá disputar.

O atleta quer o pódio, a lágrima da mãe, o beijo da namorada e a próxima medalha. A dor dos tendões é o que menos importa, afinal ele sonha. E o sonho é individual, mas pode proporcionar grande orgulho e satisfação aos que estão próximos de nós, aos que amamos.

Observo que há muito tempo nossa sociedade parou de incentivar nossos jovens a conquistarem seus sonhos e passou a superprotegê-los. Daí não é preciso muito esforço. Para que se motivar se, afinal, as coisas caem do céu, não é? Não! Um dia os pais superprotetores vão partir e deixar em nossa sociedade indivíduos que só sabem reclamar, que só têm direitos e nenhum dever.

Triste, porém real. Daí poderíamos discutir valores, mas o assunto se tornaria interminável. O importante mesmo é salientar que não podemos nos auto-abandonar, percebendo que uma hora o apoio não virá, não encontraremos ombros ou sorrisos amigos e tampouco quem se proponha a amenizar para nós as dores do mundo.

Como um mantra, devemos repetir para nós mesmos: “Eu sou responsável por mim!”.
Se auto-abandonar é, além se colocar à disposição do destino, ver o tempo passar sem fazer algo por si mesmo, pelo seu futuro.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário