segunda-feira, 21 de março de 2011

A competitividade pode prejudicar o bom ambiente?

 
Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo o e-mail de Francisco G. Silva, gerente de vendas da cidade de Campinas/SP. Ele pergunta: Débora, a competitividade entre colegas de trabalho, para ver quem vende mais, pode prejudicar o bom ambiente de uma empresa?

Sim, pois há pessoas que não sabem competir, outras não lidam bem com frustração e contrariedade e alguns podem até “jogar sujo” para conquistarem o que desejam. Pessoas...
Entretanto, para manter o bom ambiente o líder fará toda a diferença.

Quando o líder da equipe de vendas possui maturidade suficiente para administrar, dentro da mesma equipe, ganhadores e perdedores, a situação pode ficar mais fácil.
Pois é, Francisco, o papel da líder é fundamental, pois deve ser imparcial e jamais menosprezar a capacidade dos que vendem menos.
Muito pelo contrário, deve incentivar e tentar descobrir quais são os fatores que influenciam de forma positiva ou negativa a produtividade da equipe.
Vale lembrar que na área de vendas é assim mesmo.
Um bom ambiente de trabalho deve ser construído com respeito mútuo e espírito de equipe. Portanto, competição sempre existirá, mas é preciso criar um clima favorável para que as pessoas aprendam a competir com ética. Afinal todos querem mesmo é ganhar. Para fechar, disse Ayrton Senna "Quero ganhar sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de demagogia."


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário