domingo, 13 de março de 2011

Você motiva como antigamente?

Impressões profissionais
por Débora Martins

Bombons, definitivamente não!
Mesmo nos dias atuais, com tanta tecnologia e recursos que nos permitem criar maior interatividade o bombom ainda persiste... Aff! (Acredite, algumas empresas até descrevem isso como case de sucesso)

Pois é, infelizmente muitos gestores pensam em motivação de uma forma infantilizada, do tipo: Bom comportamento + meta alcançada = mimo de criança.

Motivação não é recompensa material, estourar bexigas, escutar axé ou promover um estado permanente de euforia. Implica em desenvolver um enorme aperfeiçoamento da nossa forma de pensar motivação nos dias atuais. Nossa sociedade, nossas famílias e nossas empresas passam por transformações profundas.

Sim, agora vivemos um momento de repensar e desconstruir algumas crenças sobre esse tema. Portanto, para motivar pessoas e equipes é preciso promover outro tipo de reconhecimento, o que verdadeiramente proporciona bem-estar.

Levar as pessoas a se perceberem capazes. Impulsioná-las internamente na realização de algo maior, que não necessariamente converta em recompensa material, mas sim a própria alegria do trabalho realizado e, seu impacto positivo na empresa/sociedade.

O indivíduo, reconhecido por suas capacidades, seus esforços. Premiado, sim, entretanto sem imediatismo. Sem trocar um trabalho de valor por mera quinquilharia, entende?
O esforço está em conscientizar o grupo de que o ganho é de todos e, que vale a pena trabalhar em equipe.

Conscientização é o caminho mais seguro para promover qualquer campanha motivacional dentro de uma organização.

Você pode começar com uma aproximação. Relacionando-se com os indivíduos de sua equipe é possível descobri o que verdadeiramente os motiva, assim obterá informações relevantes para criar campanhas de sucesso capazes de valorizar as capacidades do ser humano adulto.



Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

2 comentários:

  1. Inspiradíssimo esse post. Obrigada mais uma vez por compartilhar sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Debora... novos tempos exigem novas posturas, inclusive na forma de motivar a equipe. Vemos ainda empresas utilizando recursos e idéias antigas para estimular esta "galera" de hoje em dia... não vai funcionar!
    Grande abraço, Rogerio Martins

    ResponderExcluir