Impressões profissionais
por Débora Martins
A maioria de nós já sabe que empatia é saber se colocar no lugar do outro. Entender como o outro indivíduo se sente e, dentro de limites, tentar ajudá-lo. Inclusive, requisito fundamental para quem lida diretamente com o público.
Vejamos a definição de empatia, um exemplo de uma situação prática.
Ex. Num dia de chuva você chega ensopado na recepção da empresa; uma recepcionista "simpática" diz: Nossa, que chuva! (ou seja, ela não ajuda em nada apenas comenta sobre as condições do tempo, não se importando com sua condição).
Agora, se a recepcionista agir com empatia ela irá dizer:
"Coloque aqui suas coisas."(Ela guarda seus objetos enquanto você se recompõe) complementa dizendo:
"O toalete fica no final do corredor." (Ela indica um local, no caso o toalete, para que você consiga ameninar sua situação).
Pessoas empáticas pensam sempre como gostariam de ser tratadas se estivessem nas mesmas condições do outro.
Parece bem simples, não é mesmo?
Entretanto, impraticável por muitos profissionais atualmente.
A empatia está ligada ao altruísmo, gestos simples que podem contribuir para a construção de relações harmoniosas.
Certamente podemos desenvolver esta condição de empatia e usufruir de seus benefícios, principalmente sob a forma de respeito e consideração.
Pois é, mas no dia-a-dia as pessoas têm a bendita mania de esperar algo em troca, e é aí que o "leite azeda", ou seja, se esquecem de se colocar no lugar do outro. Mas não funciona assim, é uma atitude que requer desprendimento.
A recompensa é a sensação de bem estar, que já vale muito a pena.
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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/
Muito bom, achei ótimas matérias por aqui
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