terça-feira, 1 de março de 2011

Quer treinar sua equipe?

Impressões profissionais
por Débora Martins


Hoje respondo a Juliana Ramos, supervisora de atendimento de uma indústria alimentícia do Interior de São Paulo. Ela pergunta: Débora, tenho muitos problemas/reclamações com relação ao atendimento, mas minha empresa não tem verba para contratar uma empresa especializada. O que fazer? Como posso e devo começar? Quero treinar minha equipe.

Olá Juliana, agradeço pela pergunta.
Sabe, quando comecei, lá no início da década de 1980 tive o mesmo problema. Empresa grande, com várias dificuldades e deficiências no atendimento, porém sem condições ou vontade de investir nos colaboradores. Triste!
Enfim, chega de lamentações e vamos às dicas.
Inicialmente procure realizar um levantamento de necessidades de treinamento. Algo simples, por exemplo:
- Liste as principais reclamações;
- Pesquise o que deu certo anteriormente;
- Liste os comportamentos que deseja modificar na equipe;

Daí, para todas as situações encontre respostas, estabeleça normas, ou seja, a forma como gostaria que fosse de agora em diante.
Depois crie uma apostila com exercícios e atividades que podem ajudar a fixar as novas informações e comportamento que pretende introduzir.
Finalmente, organize tudo, estude, teste e depois marque uma data para apresentar e interagir com o seu pessoal. Do contrário seu treinamento vira uma reuniãozona, cheia de reivindicações.
Ops! Também vale lembrar que é preciso jogo de cintura e empatia na forma de transmitir o conteúdo.
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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

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