segunda-feira, 28 de março de 2011

Atenção! Não investimos em fracassados

Impressões profissionais e pessoais  
por Débora Martins


Não se assuste com esse título, trata-se apenas de uma frase que copiei do mural de uma determinada empresa. Bem objetiva, não é mesmo?
O RH, neste caso, tenta comunicar (talvez) que aprecia pessoas comprometidas com o sucesso. Pessoalmente, não considero tal frase motivadora, mas o discurso embutido é interessante. Soa como um clamor.

Falta de comprometimento. Este é o principal motivo que leva as empresas a não investirem no aperfeiçoamento de seus profissionais. Afinal, para que vamos “gastar” com pessoas descomprometidas?
Os gestores fazem uma conta rápida e, imediatamente conseguem identificar. Afinal, vale ressaltar que o comportamento do próprio colaborador já denuncia seu nível de interesse.

Mas, anote aí a fórmula mágica para você se sair sempre bem quando o assunto é comprometimento. Não tem fórmula nenhuma. A melhor escola para o comprometimento é praticá-lo. Tomar consciência de seu valor e trabalhar “de corpo presente”, ou seja, executar seus serviços com empenho e responsabilidade.

Há uma frase de Doménico Cieri, escritor mexicano da década de 1950 que traduz bem o que acontece quando nos comprometemos: “Umas das surpresas mais agradáveis que podemos encontrar ao nos comprometer totalmente com algum projeto específico é que surgem forças e oportunidades que não houvéramos imaginado até então.”
Por este motivo, pois, que precisamos nos esforçar.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Um comentário: