Empreendedorismo tem sido algo muito comentado e discutido em minhas palestras e artigos. Um assunto muito bem recebido, mas que ainda gera dúvidas sobre o real perfil adotado por pessoas consideradas empreendedoras.
A questão é que o mundo está mudando, as organizações não são mais paternalistas e as pessoas precisam aceitar e acompanhar tais mudanças.
Segundo Dornelas, autor do livro Empreendedorismo: transformando idéias em negócios, editora Campus, os empreendedores são visionários, indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar as oportunidades, além disso, são determinados e altamente dinâmicos e, sobretudo dedicados ao trabalho.
O perfil do empreendedor não necessariamente está atrelado a um modelo de profissional, pois recebe influências regionais significativas, ou seja, necessidades e os hábitos culturais de uma região influenciam os comportamentos. Os empreendedores absorvem esses comportamentos e o resultado reflete-se sobre suas ações nas empresas.
Logo, fica clara a necessidade de avaliar se, o que é bom para os americanos e europeus, também é válido e bom para nós.
Queira ou não, quando pensamos em empreendedores nos vem à mente pessoa otimista e apaixonada pelo que fazem, independentes e construtoras do próprio destino. Pessoas que acreditam que o dinheiro é conseqüência do sucesso nos negócios, possuem liderança incomum, sabem construir uma rede de relacionamentos externos à empresa, planejam cada passo do negócio, possuem conhecimento, assumem riscos calculados e criam valor para a sociedade pela qual o empreendimento encontra-se inserido, em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.
Sem dúvidas, alguns nascem empreendedores, outros têm que se esforçar, mas nem todos os que se esforçam conseguem chegar lá. O fato é que há vários estilos de empreendedores, e existem habilidades que podem ser aprendidas. Segundo Morais, autor do livro Atitudes de empreendedores, editora Quality Mark, o segredo é adquirir experiência com outros empreendedores.
Não é fácil ser um empreendedor, cabe a cada um propiciar condições para que se busque o prazer com seu trabalho. Traçar estratégias e dando sos primeiros passos no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Mais do que isso é necessário quebrar paradigmas e soltar as amarras que o impedem de construir o seu sucesso.
Isso não significa que devemos nos tornar “tagarela de carteirinha”, divulgando aos quatro ventos nossas realizações profissionais.
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
--------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br
Parabéns, Debora Martins. Continue se atualizando e escrevendo o seu ponto de vista, achei ótimo. O tema sobre empreendedorismo está excelente. Usei parte do que escreveu sitando o seu nome e o seu site, as pessoas adoraram. um grande abraço.
ResponderExcluir