quinta-feira, 22 de junho de 2006

Treinamento e Desenvolvimento: A Quem Interessa?

Em geral, quando uma empresa oferece um programa de treinamento aos funcionários, o objetivo básico é promover a aprendizagem organizacional. Por outro lado, também é uma forma de firmar continuamente seus valores que, por vezes, podem estar esquecidos.

Treinar também é uma maneira de incentivar e motivar, já que as experiências individuais e coletivas dos funcionários são altamente válidas para a empresa. Quando um programa de treinamento tem um objetivo bem definido, os funcionários percebem que são partes integrantes do processo. Se o funcionário sabe para que está sendo treinado e o que se espera dele após o treinamento, conseguirá desenvolver a autoconfiança e a confiança no grupo. Geralmente, consegue visualizar sua importância e daí passará a pensar em conjunto e encontrar soluções para os problemas da empresa.

O ganho é a melhor parte. Os funcionários devem perceber que as informações transmitidas em sala têm valor, não somente para sua vida profissional, mas também para sua vida pessoal.
Quando o treinamento proporciona impulso e mobiliza energias dos indivíduos para a concretização de algo é sinal de que realmente funciona.

Para as empresas, interessa ter pessoas preparadas para atender suas demandas. Beneficiam-se de várias formas, principalmente por terem, em seus quadros, funcionários bem preparados para exercer suas funções, capazes de se comunicar claramente, de se relacionar, de realizar tarefas com maior agilidade, ser conhecedores de processos específicos e, sobretudo, estar em sintonia com os objetivos da empresa.

Para os funcionários, fica uma pergunta: Você realmente quer crescer?
O funcionário que recebe treinamento está sendo preparado para o mercado como um todo. O aprendizado obtido na empresa poderá acompanhá-lo por toda a vida profissional. Infelizmente, muitos ignoram a importância do aprendizado organizacional, algo do qual no futuro o próprio mercado de trabalho cobrará.

Um comentário:

  1. Oi Débora, sempre que posso tento falar no meu blog sobre a questão da sustentabilidade. Embora muitos daqueles que já ouviram falar sobre o tema tendem à relacioná-lo basicamente à questões envolvendo o meio ambiente, este conceito é muito mais amplo, porque envolve também impactos sociais e econômicos. Ou seja, passa pela relação que a empresa estabelece com seus funcionários, os valores que incentiva e desenvolve neles.

    Não há como se relacionar bem com o ambiente externo, sem valorizar primeiro o interno, porque é justamente esse que irá retransmitir as idéias e valores assumidos por ela. Afinal, a imagem de uma empresa não é construída por máquinas, computadores ou telefones, mas por pessoas.

    Por isso, concordo com você que esses treinamento são importantes para o desenvolvimento dos colaboradores. Mas essa sinergia não depende apenas da empresa ou de seus líderes, mas deles também. Não adianta uma oportunidade, se na outra ponta não há interesse, vontade de agarrá-la. Muitas vezes, perdemos boas chances porque não nos esforçamos, de fato, para transformar uma oportunidade em realidade.

    Mais um ótimo artigo! Bjs e bom domingo.

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