sexta-feira, 23 de junho de 2006

Três Dicas para Otimizar a Aprendizagem nas Organizações

É impossível exigir das pessoas que sejam criativas e dinâmicas o tempo todo. Por este motivo é importante ter sensibilidade e, compreender que a velocidade com que as mudanças acontecem versus à capacidade do indivíduo de absorver tanta informação pode ser um fator desestimulante.
Entretanto, não há como deter a ocorrência de mudanças. É preciso que o líder saiba se preparar para tal fato. Entender como se dá à aprendizagem humana nas organizações é o ponto de partida para se começar a trabalhar esta questão.

Dicas:

Autonomia Dirigida
Optar por um trabalho de autonomia dirigida proporcionará maior incentivo. É quando os subordinados recebem a delegação do poder e são incentivados a realizarem suas funções à sua maneira, dentro de um contexto de direção. O líder estabelece os limites operacionais e observa a execução.
Em outras palavras, dá o crédito que os colaboradores tanto precisam. Proporcionando à equipe a oportunidade de exporem suas melhores qualidades.


Procedimentos Desmistificados
São procedimentos relativamente padronizados são criados para lidar com problemas internos e externos. No entanto, muitas vezes, causam desmotivação, pois os funcionários não compreendem para que tal procedimento foi criado.
Portanto, a elaboração de novos mapas cognitivos que possibilitem a melhor compreensão do que está acontecendo em seu ambiente é fundamental. Isso também ajuda a entender, externa e internamente a definição de novos comportamentos que comprovam a efetividade de determinado procedimento.
Em outras palavras, às vezes é necessário, sim, desenhar as coisas. Desde que fique claro para todos.


Circulação de Conhecimento
Trata-se de transformar idéias coletivas em conhecimento. Os líderes precisam tornar o fluxo de idéias criativas uma rotina nas organizações.
A Intranet ou Extranet pode ser a melhor ferramenta para que novas idéias sejam bem aproveitadas e compartilhadas. Todos podem aprender e todos podem ensinar.

E lembre-se, qualquer esforço para a melhoria interna de seus colaboradores é sempre válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário