Todos os dias diversos treinamentos são planejados e realizados. Alguns com objetivos definidos e claros, outros com objetivos obscuros, e outros sem nenhum objetivo. Ao contratar um instrutor /consultor ou eleger um membro interno para ministrar um treinamento o elemento fundamental é o fornecimento de informações.As principais formas de levantamento de necessidades de treinamento são:
Entrevistas:
Permitir entrevistas com pessoal de linha, supervisores e gerentes, dispor de entrevistas (questionários) de saída;
Questionário:
Coletar informações junto aos treinados a respeito das expectativas com relação ao treinamento;
Avaliação de desempenho:
Conhecer a avaliação de desempenho dos treinados;
Exames de conhecimentos;
Aplicar nos treinados uma pré-avaliação;
Conversas informais:
Realizar conversas informais com os treinados;
Opinião de gestores:
Solicitar aos supervisores e gerentes informações sobre os objetivos e expectativas com relação à aplicação do conteúdo e assimilação dos treinados;
Pesquisas de atitude:
Verificar junto aos gestores as atitudes e comportamentos dos membros do grupo;
Análise de cargo:
Obter a descrição dos cargos juntamente com o perfil dos ocupantes;
Relatórios de produtividade:
Obter acesso aos relatórios e periódicos da organização.
Além desses, existem outros elementos que podem nos ajudar a direcionar a aplicação do conteúdo do treinamento para sua total eficácia.
Outros indicadores como problemas relacionados às pessoas, ao clima da organização como falta de motivação, falta de envolvimento, desinteresse etc., também são importantes.
De posse de um levantamento mais detalhado o instrutor poderá interagir com os treinados com maior embasamento e liberdade. Informação é poder, assim os objetivos e missão da organização serão transmitida com realismo e ética, isto é, respeitando às pessoas envolvidas no processo e ao seu ambiente.
Enfim, podemos dizer que o trabalho de identificação das necessidades de um treinamento vão muito além de estabelecer uma programação, mas isso fica para um próximo artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário